SLIDER

Carta de amor aos mortos, de Ava Dellaira

O livro me chamou muita atenção pelo título e capa belíssimos, não fazia ideia do que se tratava, mas logo o acrescentei em minha lista de desejados. Porém, foi só neste verão que pude ter a oportunidade de ler esta obra. Mesmo não sendo o meu favorito e tendo alguns aspectos que me incomodaram, a leitura não se tornou ruim. A beleza da escrita, por exemplo, compensou alguns dos pontos negativos.


“Sabe quando você acha que conhece alguém? Mais do que qualquer um no mundo? Você sabe que entende a pessoa, porque a enxerga de verdade. E então você tenta se aproximar, e ela… desaparece. Você achava que pertenciam uma à outra. Achava que ela era sua, mas não é. Você quer protegê-la, mas não pode.”

Título: Cartas de amor aos mortos
Autora: Ava Dellaira
Páginas: 344
Editora: Seguinte
Avaliação: 

O livro começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel escolhe como seu destinatário diversos astros da música e cinema, logo seu caderno está abarrotado de cartas para Kurt Cobain, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Janis Joplin... Nas cartas ela analisa a história de casa uma dessas pessoas, tenta desvendar os mistérios que envolvem suas morte e as transforma também em um tipo de diário.

Ao longo das páginas vamos conhecendo mais sobre a vida da garota. Descobertas são realizadas pelo leitor, como a morte de sua irmã mais velha, May, há poucos meses atrás, que levou consigo uma parte de Laurel. Ela amava incondicionalmente a irmã e via na mesma tudo o que queria ser. Agora, além de ter que lidar com todas as mudanças que essa nova época da vida traz, ela precisa enfrentar também o luto sozinha, a fuga de sua mãe para outra cidade e os seus fantasmas do passado.

Laurel precisa enxergar que May além de ser encantadora e incrível, também era imperfeita como qualquer pessoa e só quando ela escrever o que de fato aconteceu entre ambas, é que poderá seguir em frente e perdoa-la.

Paralelo com todo esse drama, a protagonista também conta sobre os acontecimentos presentes em sua vida, como as amizades com Hannah e Natalie, seu primeiro amor, o misterioso Sky, o relacionamento com sua tia e pai. Assim, mostrando muito dos outros personagens e seus conflitos.

Quando me contaram que o livro era escrito em formas de cartas, achei estranho e fiquei com certo preconceito, já fui achando que seria uma cópia do meu livro favorito ‘As vantagens de ser invisível’, porém percebi que havia uma nota do autor na capa do mesmo e dei início à leitura mais tranquila. Foi ótimo, pois a construção através destas cartas combinou muito com a história.

A autora Ava Dellaira possui uma escrita fantástica, com a capacidade de expressar sentimentos a todo o momento, presentes em diversos trechos sensíveis e poéticos. Também vale ressaltar que ela tratou de assuntos delicados com naturalidade, sem ser apelativa, tornando tudo muito real. Gostei muito também de conhecer mais sobre as história de vida dos artistas citados ao longos das páginas, pois conhecia a fundo apenas a vida de Kurt Cobain.

Mesmo com todos esses pontos positivos já citados, a obra não me ganhou por inteira. Senti falta da emoção e confesso que demorou a me apegar a personagem principal. Cheguei a achar mimada e chata, até por fim começar a compreender melhor o que se passava na cabeça dela. Claro que esse pontos são totalmente pessoais, não funcionou muito nem comigo, mas pode acontecer o oposto com você. Não se torna uma falha da autora.

Inclusive temos que chamar a atenção para o ponto de que este é o primeiro livro da Ava Dellaira e ela chegou arrasando. Recomendo sim a obra e só posso afirmar que estou no aguardo de mais histórias da autora.

36 comentários

  1. Nossa que livro é esse , amei a resenha quero muito ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reh, tudo bem? Fico muio feliz ao saber que você gostou da resenha. Se de fato vier a ler a obra, não deixe de comentar comigo o que achou sobre. Beijos e até a próxima!

      Excluir
  2. O título do livro chama bastante atenção, só em ler a resenha já fiquei apaixonada pelo livro, pela leitura, a história mostra as formas de amor, é cheios de sentimentos, é um livro muito bom, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar, tudo bem? Que bom que a resenha despertou tudo isso em você, me deixa transbordando de felicidade ao saber isto. Realmente o livro mostra isso tudo, é uma bela leitura. Muito obrigada pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  3. Olá! Uauuu Gostei bastante da resenha, Excelente indicação de leitura com certeza que já entrou para a listinha de livros que preciso ler.
    Beijos e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danieli, tudo bem? Felicidade ao saber que você gostou da resenha, este feedback é importantíssimo. Se vier a realizar a leitura, não deixe de comentar comigo o que achou. Grande beijo e até a próxima!

      Excluir
  4. Já li muitos livros nesse formato e gostei, o tema desse livro me chamou a atenção mas não sei se engataria uma leitura.
    Vou salvar a dica aqui!

    Beijos e um dia de conquistas!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, tudo bem? Como dito na resenha, a obra tem alguns pontos positivos, porém isso não faz com que a leitura se torne ruim. O formato realmente é muito legal e diferente do que estamos acostumados a ver por ai e me agradou muito. Espero que se você decidir o oposto, goste da obra. Obrigada pelo comentário e até mais. Beijos!

      Excluir
  5. Esse é o meu livo preferido de todos os tempos <3 Gosto muito dele e de como a autora vai apresentando cada celebridade. Acho que essa falta de emoção que você sentiu é justamente o que a autora quis passar sobre a personagem principal.
    ]beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Sabe que analisando bem o contexto também acabei chegando a esta conclusão? Pode ter sido mais uma das tantas mensagens que a autora quis passar. Realmente a forma como ela apresenta as celebridades é maravilhosa e eu também adorei. Ao longo do livro fui anotando os nomes e fazer várias pesquisar. Muito obrigada pelo comentário e até a próxima. Beijos!

      Excluir
  6. Nossa só pela capa já me interessou bastante esse livro, parece ser excelente, não li mais já vou procurar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolly, tudo bem? Fico muito feliz em saber que você gostou da resenha. Não deixe de comentar comigo o que achou se você vier a ler a obra futuramente. Obrigada pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  7. Eu vi essa capa no Skoob e gostei muito mas nunca tinha lido a sinopse e nem resenha sobre ele e adorei. Normalmente evito livros que envolvam perdas assim mas este não parece ser pesado, vou dar uma chance a ela.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, tudo bem? Fico feliz ao saber que a resenha despertou em você a vontade da leitura por este. Não deixe de comentar comigo o que achou, caso venha a ler esta obra. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Posso dizer que amei o blog? que lindo até segui aqui, rs.
    Não li esse da Ava, mas já li algumas resenhas que chamaram minha atenção. E legal que vai ter adaptação pro cinema, antes do filme eu leio <3
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer, tudo bem? Felicidade gigantesca ao saber que você gostou do blog, inclusive seja bem vinda garota! Vai ter adaptação do livro? Não estava sabendo, porém muito legal. Obrigada pelo comentário e até a próxima. Beijos <3

      Excluir
  9. Que massa, gostei da resenha. O título do livro já chama bastante a tenção e fiquei mega curiosa pra ler.

    Bjos :*
    Blog Renata Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, tudo bem? Muito bom que despertou a vontade da leitura por esta obra em você, isto me deixa feliz. Obrigada pelo feedback e até a próxima. Beijos!

      Excluir
  10. Olá!
    Confesso que tenho um pouco de dificuldade em ler livros em formatos de cartas, acho que tenho meio que TOC com livros kkkkk. Quando o estilo de narrativa é meio fora do meu hábito tenho dificuldades... Mas achei o enredo super interessante, bem diferente, e vou dar uma chance!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inajara, tudo bem? Garota, eu era exatamente assim em relação a formatos diferentes de livros, porém isso foi mudando aos poucos. Tem que sair da sua zona de conforto mesmo. Leia livros em formatos de cartas, narrados por cachorros, mais de uma pessoa, ou até aqueles em que cada capítulo se encontra em um tempo específico. Quando você perceber, este problema terá ido embora. Beijos querida :*

      Excluir
  11. Olá, amei o post! ♥
    Confesso que eu não sou muito fã da leitura, mas esse livro me despertou muito interesse. Talvez por ser o primeiro livro da autora e parecer ser tão fantástico, ou pela sua resenha que me deixou bastante curiosa.
    Enfim, vou procurar para ler!
    Beijooos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria, tudo bem? Tente cultivar este hábito aos poucos e com livros que de fato despertaram o seu interesse. Quando perceber, estará gostando de ler. Fico feliz que tenha gostado da postagem. Grande abraço!

      Excluir
  12. Hey!
    Adorei a resenha, parabéns <3
    Me senti levemente interessada pela história, o enredo apresentado por você se assemelha muito com o qual normalmente me agrada e a leitura torna-se boa. Irei ver se consigo ler ainda este mês, mas ele já está na minha listinha <3 E espero que para mim não haja falta de emoção como houve para você ou se caso acontecer, eu curta mesmo assim. É triste você colocar expectativa em cima de uma obra e ela não atendê-las.

    Beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem? Menina, é bem assim mesmo, triste quando isso acontece. Olha, a grande maioria dos leitores desta obra amou todas as páginas e não sentiram essa falta de emoção que tanto me atingiu. Fico muito feliz em saber que você gostou da resenha e, por favor, se for realizar a leitura, não deixe de comentar comigo o que achou. Grande beijo e até a próxima!

      Excluir
  13. Já tinha visto esse livro, e estava muito curiosa para ler uma resenha dele. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da resenha. Fique ligada, pois semanalmente sai resenhas e dicas de livro aqui no blog. Beijos!

      Excluir
  14. Olá!
    Quando vi este livro bombar no meu Facebook fiquei muito curiosa em ler, mas desencanei ao ler a sinopse, achando que só teriam cartas. Porém agora eu vi que tem uma história por trás e fiquei querendo ler hahaha. Vou ver se inicio a leitura assim que acabar o semestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juki, tudo bem? É tão normal achar que serão apenas cartas. Eu, e inúmeras pessoas, assim como você, compartilhavam desta mesma ideia. Não deixe de comentar comigo o que achou da leitura, ok? Obrigada pelo comentário e até mais!

      Excluir
  15. Não sou muito de compra livro, mas me chamou a atenção rsrs mas um vai para listinha, logo logo irei compra rs quem sabe. Beijos, todo sucesso do mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires, tudo bem? Que bom que a resenha despertou essa vontade em você, me deixa muito feliz. Obrigada pelo comentário e sucesso!

      Excluir
  16. Adorei a resenha e fiquei muito curiosa para ler esse livro. Com certeza esse título entrará para minhas leituras desse ano... <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruane, tudo bem? Que maravilha saber isso. Muito obrigada pelo feedback e até mais. Beijos!

      Excluir
  17. Amei sua resenha!
    Estou muito louca por esse livro. Até então eu nunca tinha lido a respeito dele, apenas tinha visto a capa e o titulo e me apaixonei logo de cara - sou dessas - e após sua resenha estou mega curiosa e ainda mais ansiosa para embarcar nessa leitura.

    Xx,
    www.memorizeis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane, tudo bem? Muito legal saber que minha resenha despertou tudo isso em você. Não deixe de me contar o que achou sobre a leitura, ok? Beijos e até mais :)

      Excluir
  18. Cartas de Amor aos Mortos está na minha listinha dos desejados faz um tempo, o que me chama atenção foi a capa e o titulo e confesso que fiquei com mais vontade ainda depois de ler a sua resenha.
    Adorei a resenha, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketellyn, tudo bem? A capa deste é lindíssima, não é mesmo?! Me deixa feliz saber que gostou da resenha, muito obrigada!

      Beijos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.
© Luna literária • Theme by Maira G.