19.8.17

Tudo e todas as coisas, de Nicola Yoon

Júlia Raquel
Titulo: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo conceito
Páginas: 304
Gênero: Young Adult
Avaliação: ❤❤❤❤

Imagine ser adolescente e nunca ter conhecido o mundo. A vida de Madelaine é assim! A garota de 17 anos nunca saiu de casa, não vai a escola, não conhece a própria rua. Isso tudo porque quando ainda pequena, obteve uma alergia que quase a matou. Se não o suficiente, o episódio acabou desencadeando uma doença que a faz ser alérgica ao mundo e o que está lá fora. Tudo o que conhece é os livros, o que consegue ver através da janela do seu quarto, aulas online, a mãe e uma enfermeira, Carla.

Mas, quando a casa do lado recebe novos moradores, a rotina da jovem muda drasticamente. São Kara, Olly, mãe e pai. O seu grande foco é o garoto, que logo desperta o interesse e a partir daí começam inúmeras investigações – da janela do seu quarto –, para tentar conhecer mais sobre a vida do vizinho.

Após inúmeras anotações e espionagens, ambos começam a conversas por meio da internet e Mads se vê contando os minutos do dia para poder trocar mensagens com Olly. Madelaine está apaixonada, mas como isso poderia dar certo?

Me sinto na obrigação de reservar um trecho para Oliver. Olly mora na casa ao lado é um menino cercado por problemas familiares, dono de um olhar indecifrável e belo. A relação dos dois é algo lindo, sim, lindo! Você não imagina como seria possível se apaixonarem, mas acontece, de forma natural e leve.

“Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva. São coisas diferentes.”

A narrativa da obra é em primeira pessoa e possui diversas ilustrações ao longo das páginas. Além de conter gráficos, conversas on-lines e anotações da garota. Tudo isso faz com que a leitura flua ainda mais rápido e quando você percebe, puff, terminou o livro. Também vale ressaltar o suspense em que a autora nos coloca a cerca da doença tão rara. Será mesmo que Mads corre o risco de morrer ao tocar alguém fora da casa?

Fiquei encantada com essa leitura, porém um pouquinho decepcionada com o final. Coisa pouca que não fez perder o amor por essas páginas. Agora é separar um tempinho para assistir ao filme. Leitura recomendada!
Continue Lendo
Luna Literária • 2017 Ilustração: Matheus Izaldo | Feito com amor por: Lariz Santana