16.9.17

Quatro vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron

Júlia Raquel
Quatro vidas de um cachorro é a história de um cão que após renascer diversas vezes acredita que haja uma razão para o retorno, um propósito a cumprir e enquanto não o alcançar, continuara renascendo.


Quatro vidas de um cachorro | W. Bruce Cameron | 288 páginas | Gênero Romance | Editora HarperCollins BR | Avaliação 

As páginas são narradas por um cãozinho fofo que relata a trajetória por quatro vidas. Nós os acompanhamos desde o início, quando ainda é um pet ingênuo, até o fim, já experiente e ciente do seu verdadeiro sentido.

Toby é o primeiro nome, um cão de rua nascido em ninhada de quatro filhotes. Aqui ele não é o mais esperto ou mais forte, mas também não é o indefeso. Vive em um abrigo e descobre que a vida, infelizmente, não é só correr atrás de uma bolinha.

Bailey, um Golden Retreiver, é a segunda passagem, o cão de estimação de um garoto chamado Ethan. É nesta vida que nosso adorável personagem descobre o verdadeiro amor entre homem e cão. Nos ensina ao longo dos capítulos uma lição de amor, amizade e companheirismo.

Na terceira oportunidade algo estranho acontece. Ele agora é uma fêmea! Ellie é um pastor alemão que ajuda a polícia com resgates. Parece que finalmente o cão encontrou seu propósito, encontrar e salvar pessoas. Mas, não é bem assim que acontece.

A quarta vida chega à forma de um labrador preto e junto uma longa jornada, experiências e aprendizados, a resposta finalmente vem à tona. O propósito é descoberto e nada o impedirá de alcança-lo.

Esta história é leve, recheada de humor e doçura de sobra. As páginas me fizeram rir e também chorar em inúmeros momentos. O autor soube criar um personagem inocente que compartilha grandes lições e nos mostra que a grande missão dos cães é ensinar ao ser humano o amor puro. E o como esse laço entre amigos nunca é cortado, pois estarão sempre em nossos corações.
Continue Lendo
Luna Literária • 2017 Ilustração: Matheus Izaldo | Feito com amor por: Lariz Santana