23.12.18

O que é racismo estrutural?, de Silvio Almeida

Júlia Raquel
Foto: Luna literária


O que é racismo estrutural?
SILVIO ALMEIDA
204 páginas
Não ficção
Editora Letramento
Avaliação: 5🌟’s

O que é racismo estrutural? traz reflexões inovadoras acerca da construção das noções de raça e racismo. Depois de fornecer argumentos e tecnologias para a escravidão e o colonialismo, tais conceitos desafiam as sociedades contemporâneas como o Brasil, onde crescem anseios por igualdade racial. A indagação central da obra exige resposta complexa, englobando aspectos históricos, políticos, sociais, jurídicos, institucionais. O autor nos convida à sua demonstração, tecida em análises feitas à luz da filosofia, ciência política, economia e teoria do direito. Com escrita sedutora e admirável erudição, Silvio Almeida finca o produtivo conceito de racismo estrutural. Seu livro constitui-se, desde já, em importante referência para a educação antirracista, calcada nos valores da igualdade, liberdade e direito à vida.

Compreender o conceito de raça e saber a diferença entre preconceito e discriminação é essencial para qualquer pessoa. Muito além disso, saber o quão privilegiado você é e o outro não, abre os olhos e é exatamente isso que o autor Silvio Almeida faz neste livro.

É por meio de análises, uma imensa bibliografia e uma escrita prática, Silvio Almeida traz para as páginas aspectos políticos, históricos, sociais, institucionais e muita informação para tentar explicar melhor o que é raça e racismo, sendo este apresentado como um desdobramento da própria estrutura social. Usa da ciência, política e filosofia ao abordar o conceito de racismo estrutural e traz outros pensadores como Stuart Hall e Angela Davis, além de diversas teorias ao longo dos capítulos.

“A tese central é a de que o racismo é sempre estrutural, ou seja, de que ele é um elemento que integra a organização econômica e política da sociedade”.

O quarto livro da coletânea “Feminismos plurais” da editora Letramento traz debates com uma linguagem bem simples e acessível. Além disso, por possui poucas páginas e um tamanho semelhante a livros de bolsos, mas com o tamanho de fonte padrão, a leitura acaba se tornando rápida, coisa para uma tarde.

Chegou a hora de você me contar se possui interesse por livros como esse? Você já leu este ou outra obra semelhante? Vamos conversar!

Continue Lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luna Literária • 2017 Feito com amor por: Lariz Santana