2.1.19

13 segundos, de Bel Rodrigues

Júlia Raquel

Foto: Luna literária

13 segundos
BEL RODRIGUES
304 páginas
Jovem adulto
Galera Record
Onde comprar? Amazon
Avaliação: 3🌟’s

O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.

Lola acabou de sair de um relacionamento, mesmo assim a garota está disposta a não deixar isso a afetar e curtir muito as férias e o último ano na escola. Mesmo disposta a seguir em frente, a saudade e o fato de ver o ex-namorado diariamente dificultam um pouco a vida da garota. Mas, isso muda logo após uma noite regada a muito álcool e diversão. A garota acaba amanhecendo na cama de um até então desconhecido. Mas, a grande surpresa (ou nem tanto) da jovem é descobrir que o rapaz é o novo intercambista na escola dela.

É em meio à descoberta de um novo romance, alguns ataques de ciúmes por parte do ex, muito companheirismo dos amigos e o corte das atividades do coral que Lola finalmente resolve dar uma chance a sua voz e lança alguns vídeos no Youtube. Aos poucos a garota vai percebendo como perdeu tempo tentando salvar, e mudar, um relacionamento que já estava fadado ao fracasso. Agora ela quer mais que tudo focar em seu hobby e curtir um novo romance com canadense John.

Mas, a vida tem dessas surpresas e a vida de Lola vai mudar da noite para o dia, com apenas 13 segundos toda a sociedade vai julgá-la.

Além de abordar a divulgação de imagens intimas o livro também trata de outros assuntos como relacionamentos abusivos, amizade, feminismo e a família. As minhas personagens favoritas de longe foram à mãe e a irmã mais nova da Lola, adorei ambas. Também gostei MUITO da escrita da Bel, foi bem leve e ajudou a leitura a ser rápida, além de adorar que a cada início de capítulo uma música foi indicada. Esses detalhes me encantam.

Mesmo assim me sinto na obrigação de falar que achei a proposta real do livro pouca explorada. A sinopse nos vende um caso de “revenge porn”, mas isso só acontece mais da metade do livro para frente.

Algo que também me incomodou foi à sensação de “garota perfeita”. Todos amam a personagem principal, ela não comete erros, tem uma voz incrível e é reconhecida, possui diversos amigos, uma mãe bacana e uma irmã mais ainda. E claro, o romance estoura facilmente. Acaba sendo um tanto quanto difícil desenvolver certa empatia com a garota, claro, até o a bomba principal do livro explodir. Porém, o final é muito bom, tanto que terminei de uma só vez, pena que acabou rápido.

E ai, você que já leu essa história concorda comigo? Quem ainda não leu, tem curiosidade para conhecer mais da Lola?

Continue Lendo

2 comentários:

  1. Não li, mas li e vi resenhas negativas sobre esse livro que acabaram matando a minha curiosidade haha É horrível quando livros caem nos mesmos clichês... Mas posso dar uma chance, já que pelo jeito o final é bom =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora, tudo bem? Uma pena quando esperamos muito de uma história e ela não nos surpreende. Mas, te indico a ler o livro e tirar as próprias opiniões, pois conheço pessoas com outro olhar sobre a obra ;)

      Beijos!

      Excluir

Luna Literária • 2017 Feito com amor por: Lariz Santana