03 janeiro 2020

Trechos favoritos: A princesa salva a si mesma neste livro

Foto: Luna literária

Amanda Lovelace
208 páginas
Poesias & Poemas
Editora Leya
Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.

Os trechos favoritos dessa sexta são de um dos meus livrinhos favoritos, perdendo apenas para a sua sequência, "A princesa salva a si mesma neste livro". Confira:
"ah, a vida...
a coisa
que acontece
conosco
enquanto estamos distraídos
em algum outro lugar
soprando
dentes-de-leão
& desejando
estar nas
páginas do
nosso conto de fadas
favorito"

"a princesa
pulou da
torre
& ela
aprendeu
que podia
voar
desde o começo"

"se você sempre
olha para
o seu reflexo
& sente o desejo
de dizer a si mesma
que não é
boa o suficiente
bonita o suficiente,
magra o suficiente,
gostosa o suficiente,
então acho
que é hora
de você quebrar
esse espelho
em pedaço,
não acha?"

"você
não fez
absolutamente
nada
para
merecer
isso.
foda-se a cultura do estupro"

"sua felicidade
vem antes
da felicidade
de qualquer pessoa."

Você pode ler a resenha deste e de outros livros da Amanda clicando aqui.

E ai, você gostou de algum trecho? Já leu alguma obra da autora? Conta aqui nos comentários 😉🙃

Até mais! 😘

16 comentários:

  1. Preciso diz que só pelo título esse livro já chama atenção, não é? Adoro isso nos livros da autora... Sinto que títulos como esse e "A Bruxa não vai para a Fogueira Neste Livro" dizem ao leitor: Oi, você pode ser quem você quiser. Adorei conhecer alguns trechos do livro, me deixaram ainda mais curiosa para fazer a leitura.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, tudo bem?

      Sabe que ainda não havia percebido como os títulos realmente podem ter essa interpretação? Adorei!

      Muito obrigada pelo comentário e até mais ;)

      Excluir
  2. Oi Júlia.

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro, apenas sei um pouco sobre ele por causa das resenhas que já li. Os trechos que você separou são bem interessantes, mesmo não tendo muito hábito de ler poemas e poesias. Mas não deixam de despertar curiosidade. Parabéns pelo post.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, tudo bem?

      Sinto que muitas pessoas não dão chances a este gênero exatamente por isso, por ter este hábito da leitura ou receio de não gostar. Acho que se jogar no novo faz bem e que este tipo de livro pode ser capaz de encantar viu?!

      Muito obrigada pela visita e até mais!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Ahhh, eu sou apaixonada por esse tipo de livro, e esse sem dúvidas é um dos melhores do gênero. Amei os quotes que tu selecionou, esse do espelho é um dos meus favoritos também, amo!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?

      Uau, fico mega feliz que você tenha gostado. Livros do gênero são incríveis e nos fazem refletir muito.

      Obrigada pela visita! Beijoss

      Excluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler os livros da Amanda, mas ainda não consegui comprar eles :(
    Sempre vejo muitos elogios e todos os trechos que postam dos livros dela são sempre um soco no meio da cara, igual esses que você postou hahahahaha
    Amei sua foto e os trechos escolhidos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Júlia!

    Eu acho bem legal quando os blogs e igs literários postam trechos/citações de livros seja em resenha ou em separado como você fez e isso é bom, pois podemos conhecer um pouquinho mais sobre os livros.
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oie Júlia,
    ainda não li esse livro e nem li nenhum trabalho da autora também, mas conheço o livro, lembro bem do burburinho que ele causou quando foi lançado, adorei os trechos escolhidos, é bom saber um pouco mais sobre a essência do que vou encontrar na leitura, quando a fizer.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de empoderamento feminino. Já ouvi falar desse livro, mas de fato ainda não o li. Adorei os trechos selecionados. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Júlia!
    Ainda não li nada dessa autora, mas em todos os livros dela que já saiu, só leio coisas positivas a sua escrita e criatividade, principalmente sobre os títulos. Só por ter colocados alguns quotes fiquei curiosa sobre o livro, estou anotando sua dica, obrigado e parabéns pelo post. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gosto desse tipo de leitura! Não tive ainda oportunidade de ler esse livro, mas gostei dos trechos que vc selecionou! Quem sabe eu consiga ler esse ano!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Fortes, intensos e maravilhosos os quotes que você nos trouxe! Li algumas resenhas sobre esta obra e me apaixonei. Ler estes trechos aqui só deu aquele gostinho de quero mais! hehehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Conheço o livro, apegada juvenil dos versos livres e de entretenimento é uma boa para quem está iniciando no gênero e também gosta de um lance mais feministsa

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã desses livros de poesia que têm sido lançados. Na verdade, não sou muito de ler poesia de um modo geral, e esse e outros do estilo não mexeram comigo. Mas sempre vejo muitos elogios para esse livro e acredito que, para quem gosta do gênero ou tem vontade de ler, os quotes que você destacou irão despertar a curiosidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não estabeleci nenhuma meta literária esse ano, mas quero ler mais poemas. Pois sou uma negação quando pedem referências e quero me jogar nesse gênero. Adicionei esse livro na lista de desejados desde quando foi lançado, espero conseguir dar uma chance em breve. Adorei a sua resenha!

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Luna Literária • ONLINE DESDE 2016 Feito com amor por: Lariz Santana