SLIDER

O amor nos tempos de #like, de Pam, Bel e Pedrugo

Para quem desconhece, o livro foi escrito pelos booktubers Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira. Eles se inspiraram em três histórias da literatura e criaram as suas próprias versões de contos românticos, sempre se baseando na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem, são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito", "Dom Casmurro" e "Romeu e Julieta”.


Título: O amor nos tempos de #Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Francioni e Pedro Pereira
Páginas: 272
Editora: Galera Record

O primeiro conto, escrito pela Pam, é intitulado “Próximo destino: Amor” e foi inspirado em “Orgulho e Preconceito”. Como já falei anteriormente, não o li, portanto não posso apontar as semelhanças entre as duas histórias. Ele é o menor de todos e vai nos apresentar a história de uma youtuber, Liz, que não se encaixa nos padrões impostos pela família e não acredita muito no amor. A ironia é que ela precisa fazer um vídeo sobre o Dia dos Namorados e nem ao menos sabe por onde começar. 

Há também o personagem Willian, um jovem empresário que se vê assumindo a empresa dos pais logos após o falecimento de ambos e cuidando da irmã mais nova que sofre de uma doença gravíssima. Os dois se conhecem em um aeroporto e é a partir daí que a história começa a se desenrolar com capítulos intercalados sobre o ponto de vista deles. Mesmo sendo curtinho a Pam conseguiu desenvolver todos os conflitos e angustias dos personagens ao longo das páginas, dando um começo, meio e fim para o conto. E claro, deixando com um gostinho de quero muito mais!

(Re) Começos, o segundo conto, é inspirado na obra de Machado de Assis, “Dom Casmurro”, e escrito pela Bel. Ele aborda a vida de Maria Eduarda, uma adolescente que acaba de sair de um relacionamento abusivo. Mesmo após um ano do término do namoro, Madu ainda sofre com as marcas psicológicas que o ex, Roberto, deixou. O conto é ambientado em Búzios, onde também conhecemos Eduardo – um youtuber super famoso –, que ganhou a minha torcida logo de cara. A reconstrução pessoal foi trabalhada de forma maravilhosa pela Bel, que fez a personagem tomar as rédeas da vida novamente. Este foi o meu conto favorito e rendeu inúmeros trechos maravilhosos.

Por último, mas não menos importante, temos o conto “337 km” escrito pelo Hugo e o Pedro que é inspirado em “Romeu e Julieta”. Neste somos apresentados a dois garotos, Julio e Ramon. O primeiro é filho de pais ricos, que possuem uma rede de hotéis espalhados por todo o Brasil, e sonha em publicar um livro. Enquanto isso não acontece, ele segue a vida postando suas histórias em fóruns e grupos na internet. 

O segundo mudou-se da casa dos seus pais, no interior, e foi tentar a vida na capital. Estudante de jornalismo, trabalha em uma biblioteca de shopping e resolve, por acaso, adicionar Julio no Facebook, após ler suas histórias. É a partir daí que nasce uma amizade e talvez um relacionamento, só lendo para saber, entre ambos. Em poucas páginas os autores inseriram conflitos que vão além da distância impedindo o relacionamento. Vale ressaltar que a história tem um bom fechamento.


No geral todos os contos são ótimos e eu adorei o fato de todos estarem interligados por algum personagem. Uma coisa que me incomodou foi que os personagens começaram a se relacionar rápido demais, porém tenho certeza que era essa à mensagem que os autores queriam passar. Hoje em dia, com toda essa tecnologia, tudo acontece ao mesmo tempo, rápido e veloz, pessoas vem e pessoas vão. Simples assim. É uma obra rápida e gostosa de se ler com assuntos muito importantes para se debater. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© Luna literária • Theme by Maira G.